quarta-feira, 1 de maio de 2013

Assunto da Semana #01: Steve Mann – Parte II - Eye Tap

História 
Em 1981, Steve Mann criou a primeira versão do EyeTap, que consistia de um computador numa mochila fio até uma câmara e o seu visor que por sua vez foi manipulada para um capacete. Desde esta primeira versão, ele passou por vários modelos evoluindo pouco a pouco, permitindo que o EyeTap surgisse numa versão menor e menos pesado.
Atualmente o EyeTap consiste num óculos utilizado para exibir as imagens, o teclado, e o que o usuário deseja para realizar as tarefas desejadas. Com uma CPU, pode ser conectado a maioria dos artigos de vestuário e, em alguns casos, até mesmo um Wi-Fi do dispositivo que o usuário possa acessar a Internet e dados on-line.

Um dos últimos experimentos acerca do Eye Tap.

Estrutura 
Esta estrutura permite que o olho do usuário possa operar tanto como um monitor e uma câmera, aumentando a imagem que o usuário vê e sobrepondo dados gerados por computador na sua lente.O EyeTap é uma tecnologia difícil de categorizar de acordo com os três principais cabeçalhos da computação vestível(weareble) que são: constância, aumento, mediação. 

Funcionamento 
A fim de captar o que o olho está vendo a maior precisão possível, uma EyeTap usa um divisor de feixe para enviar a mesma cena (com intensidade reduzida) tanto para o olho e uma câmera. A câmera, em seguida, digitaliza a imagem refletida da cena e envia para um computador. O computador processa a imagem e envia para um projetor. O projector envia a imagem para o outro lado do divisor de feixe de modo a que esta imagem gerada por computador é reflectida para o olho a ser sobreposta na cena original.

Como se encontra o projeto atualmente.
Possíveis usos 
Um uso, por exemplo, seria como uma caixa flutuante acima do jogador.
Outro uso prático seria em um canteiro de obras, uma vez que permitiria ao usuário referenciar as impressões azuis, especialmente em uma forma 3D, para o estado atual do prédio, exibir uma lista de materiais atuais e suas localizações atuais, bem realizar medições básicas. Até mesmo no mundo dos negócios, o EyeTap tem um grande potencial para o que seria capaz de entregar ao usuário constante de informações atualizadas sobre o mercado de ações, a empresa do usuário e status de reunião.
Ou simplesmente no dia a dia. Alguns dos primeiros usos de Steve Mann para a tecnologia foi usá-lo para manter o controle de nomes de pessoas e lugares, as suas listas de afazeres, e manter o controle de suas outras provações diárias.  

Características e Usabilidades 
EyeTaps poderia ter grande utilidade em qualquer campo, onde o usuário se beneficiaria de informação interactiva em tempo real, que é em grande parte de natureza visual. 
Isto é por vezes referido como realidade mediada por computador, vulgarmente conhecida como a realidade aumentada. É considerado com uma ferramenta para o uso de deficientes visuais, devido às suas habilidades para dirigir a informação visual de partes da retina que funcionam bem.

Possíveis efeitos colaterais 
Os usuários podem achar que eles terão efeitos colaterais como: dores de cabeça e dificuldade para dormir. Mann acha que devido à sua ampla utilização do dispositivo, pode levar o usuário a sentir-se "enjoado, instável ou nu", quando remove-lo. 

Indicações: 
• Artigo escrito por Steve Mann e Chris Aimone relatando tudo sobre a Evolução do Eye Tap: Wear Cam 

• Artigo de Jornal: Steve Mann é agredido no restaurante do Mc Donald's por usar o Eye Tap: Digital Trends; NY Daily News.

*Nota da Redação:
Próximo assunto será sobre Sousveillance. Uma prática bastante polêmica, criada para proteção de pessoas em locais filmados por circuito internos de segurança.

Via: Wikipedia; Digital Trends; Wearcam; NY Daily News.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...